O Instituto de Formação Turística de Macau (IFTM), estabelecido em 1995, é uma instituição pública de ensino superior em Macau que oferece programas de graduação e treino profissional em turismo e hospitalidade.

O IFTM disponibiliza programas académicos e profissionais numa vasta leque dos cursos relaitvos ao turismo como hospitalidade, comércio de turismo, património, eventos, comercialização e marketing, lazer e diversão, desporto e recreação, estudos criativos e culturais, e artes de culinária. O IFTM também proporciona vários programas ao nível executivo e de pós-graduação em parceria com os estabelecimentos de formação turística na liderança do mundo, sendo confiado pelas autoridades locais para conduzir investigações ao nível político para o desenvolvimento e planeamento do sector.

A missão do IFTM é de se tornar uma instituição de ensino superior de ponta em estudos de turismo e da indústria de serviços, que prepara os estudantes com conhecimento profissional e competências técnicas em preparação para as suas responsabilidades futuras de liderança na indústria. Neste sentido, o Instituto apresenta-se com as seguintes três características:

• Identidade Única – O Instituto opera com independência, oferecendo em especial ensino superior e formação profissional na gestão do turismo e da indústria de serviços.
  • Integração – O Instituto integra no ensino um conjunto do desenvolvimento académico e formação profissional.
  • Internacionalização – O Instituto estabelece cooperações mútuas e benéficas com instituições estrangeiras da mesma natureza, promovendo activamente experiências de aprendizagem interncaionais dos estudantes.

Em 1997, a Rede dos Institutos de Educação e Formação de Turismo da Ásia-Pacífico (APETIT em sigla inglesa), estrutura completamente apoiada pela Comissão Económica e Social para a Ásia-Pacífico das Nações Unidas (UNESCAP em sigla inglesa) escolheu o IFTM como “centro de formação de formador”, proporcionando serviços consultivas e de formação para membros da APETIT na região asiática-pacífica. No mesmo ano, o IFTM recebeu da Associação de Viagem da Ásia-Pacífico (PATA em sigla inglesa) o Prémio de Ouro , o qual deu reconhecimento ao conteúdo e qualidade dos programas do IFTM. Em 2002, o Instituto foi distinguido pelo mesmo prémio por ter estabelecido, em colaboração com a União Europeia (UE), o “Sistema de Reconhecimento de Competências Técnicas de Macau” (MORS em sigla inglesa ) para a indústria de turismo e serviço.

Em 1999, em cooperação com a UE, o Centro de Estudos de Turismo Advançados Macau-Europa (ME-CATS em sigla inglesa) foi estabelecido no Instituto, incorporando novos conceitos europeus de turismo e gestão da indústria de serviços no desenvolvimento de turismo da região Asiática-Pacífica. O centro visa constituir uma base de educação e formação na região e promete promover trocas de experiências e conhecimentos entre as instituições de ensino superior tanto na Europa como na região.

Em 2000, o IFTM tornou-se na primeira instituição educacional à qual foi concedido o Certificado de TedQual pela Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas (UNWTO), o que veio a confirmar o estatuto internacioanl e qualidade atingidos pelo IFTM no domínio de educação e formação.

Em 2003, a convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Centro Internacional para o Estudo de Preservação e Restauração de Propriedades Culturais (ICCROM), o IFTM assumiu o membro fundador da Academia Asiática para a Gestão de Património (AAHM em sigla inglesa), sendo esta uma rede de consórcios composta das instituições de ensino superior pela Ásia-Pacífico e uma estrutura dedicada às investigações e ensino da conservação patrimonial e da gestão da instituição cultural.

Em 2008, o Instituto de Formação Turística de Macau foi galardoado com a Medalha de Mérito Turístico, atribuída pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, uma distinção que reconhece o contributo do Instituto para a promoção do desenvolvimento do sector do turismo local.

Em 2017, o IFTM tornou-se a primeira instituição de ensino superior a nível mundial a obter a qualificação International Quality Review (IQR) da Agência de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (QAA) do Reino Unido. Além disso. Desde o lançamento do QS World University Rankings na área da Hospitalidade e Gestão de Lazer, em 2017, O Instituto de Formação Turística de Macau ocupa um dos lugares cimeiros na classificação, quer na Ásia quer em todo o mundo.

O Instituto de Formação Turística de Macau obteve, em 1997, 2002 e 2020, o prémio de ouro, atribuído pela Associação de Turismo da Ásia-Pacífico (PATA), uma tripla distinção que certifica a qualidade dos cursos e do ensino do Instituto.

O IFTM irá continuar a seguir em frente em busca da inovação pedagógica, da formação profissional e da contribuição para o desenvolvmento turístico, não só de Macau, mas também da região da Ásia-Pacífico.