O Instituto de Formação Turística de Macau (IFTM), criado em 1995, é uma instituição pública de ensino superior de Macau que oferece cursos conferentes de grau académico e formação profissional, nas áreas do turismo e hospitalidade, e actua sob a tutela da Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM.

O IFTM oferece cursos conferentes de grau e de pós-graduação bem como formação profissional num vasto leque de cursos relacionados com o turismo, tais como hospitalidade, comércio de turismo, património, eventos, venda a retalho e marketing, lazer e entretenimento, desporto e recreação, estudos criativos e culturais e arte culinária. O IFTM também lecciona vários cursos para executivos e de pós-graduação desenvolvidos em parceria com instituições de formação turística líderes mundiais. Para além disso, o Instituto foi  designado pelas autoridades governamentais locais para desenvolver investigação nas áreas de planeamento e desenvolvimento do turismo.

A missão do IFTM é de se tornar uma instituição de ensino superior de ponta em estudos de turismo e da indústria de serviços, que prepara os estudantes com conhecimento profissional e competências técnicas em preparação para as suas responsabilidades futuras de liderança na indústria. Neste sentido, o Instituto apresenta-se com as seguintes três características:

• Identidade Única – O Instituto opera com independência, oferecendo em especial ensino superior e formação profissional na gestão do turismo e da indústria de serviços.
  • Integração – O Instituto integra no ensino um conjunto do desenvolvimento académico e formação profissional.
  • Internacionalização – O Instituto estabelece cooperações mútuas e benéficas com instituições estrangeiras da mesma natureza, promovendo activamente experiências de aprendizagem interncaionais dos estudantes.

Em 1997, a Rede dos Institutos de Educação e Formação de Turismo da Ásia-Pacífico (APETIT em sigla inglesa), estrutura completamente apoiada pela Comissão Económica e Social para a Ásia-Pacífico das Nações Unidas (UNESCAP em sigla inglesa) escolheu o IFTM como “centro de formação de formador”, proporcionando serviços consultivas e de formação para membros da APETIT na região asiática-pacífica. No mesmo ano, o IFTM recebeu da Associação de Viagem da Ásia-Pacífico (PATA em sigla inglesa) o Prémio de Ouro , o qual deu reconhecimento ao conteúdo e qualidade dos programas do IFTM. Em 2002, o Instituto foi distinguido pelo mesmo prémio por ter estabelecido, em colaboração com a União Europeia (UE), o “Sistema de Reconhecimento de Competências Técnicas de Macau” (MORS em sigla inglesa ) para a indústria de turismo e serviço.

Em 2000,  o IFTM tornou-se a primeira  instituição de ensino na área do turismo
a obter o certificado UNWTO.TedQual da Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas. Esta certificação veio confirmar o padrão internacional e a qualidade  conquistados pelo IFTM a nível de educação e formação.

Em 2003, a convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Centro Internacional para o Estudo de Preservação e Restauração de Propriedades Culturais (ICCROM), o IFTM assumiu o membro fundador da Academia Asiática para a Gestão de Património (AAHM em sigla inglesa), sendo esta uma rede de consórcios composta das instituições de ensino superior pela Ásia-Pacífico e uma estrutura dedicada às investigações e ensino da conservação patrimonial e da gestão da instituição cultural.

Em 2008, o IFTM foi galardoado com a Medalha de Mérito Turístico, atribuída pelo Governo da RAE de Macau, como reconhecimento do relevante contributo  na promoção do desenvolvimento do sector do turismo local.

Desde o lançamento, em 2017, do QS World University Rankings na área da Hospitalidade e Gestão do Lazer, o IFTM tem vindo a ocupar os lugares cimerios a nível internacional.

Em 2017, o IFTM tornou-se a primeira instituição de ensino  superior do mundo a obter a qualificação International Quality Review(IQR) atribuída pela Agência de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (QAA) do Reino Unido.

O IFTM foi distinguido quatro vezes, em 1997, 2002, 2020 e 2022 com o prémio de ouro atribuído pela Associação de Turismo da Ásia Pacífico (PATA), atestando os conteúdos e a qualidade dos programas do IFTM.

O IFTM irá continuar a seguir em frente em busca da inovação pedagógica, da formação profissional e da contribuição para o desenvolvmento turístico, não só de Macau, mas também da região da Ásia-Pacífico.